segunda-feira, 19 de maio de 2008

Instituto Gerdau faz palestra sobre água para alunos


O consumo consciente da água foi tema da palestra que o Instituto Gerdau promoveu na escola na tarde de quarta-feira (14) para os alunos das 5ª e 6ª séries do ensino fundamental. Os voluntários da ONG sugeriram para os alunos algumas mudanças de hábito para reduzir o desperdício da água no uso doméstico. É importante lembrar que a água é um recurso finito e que ela não se renova.

Confira algumas medidas para evitar o desperdício:

- Feche a torneira ao escovar os dentes. Com a torneira aberta, o gasto é de até 25 litros. Primeiro escove e depois abra a torneira para encher um copo com a quantidade necessária para o enxágüe. O mesmo vale ao lavar louças. Lavar louças, panelas e talheres com a torneira aberta o tempo todo acaba desperdiçando até 105 litros. O certo é primeiro escovar e ensaboar e depois enxagüar tudo de uma só vez.

- Reduza em cinco minutos o tempo de uso do chuveiro elétrico. A economia pode chegar a 48 litros de água por banho. Um banho demorado chega a gastar de 95 a 180 litros de água. Banhos curtos economizam água e energia elétrica.

- Reutilize a água do último enxágüe da máquina de lavar para a limpeza doméstica e para dar descarga nos banheiros, por exemplo.

- Instale equipamentos poupadores, como torneiras que regulam a vazão e evitam o desperdício.

- Não use a mangueira como vassoura para lavar calçadas ou os carros, desperdiçando água tratada. Use a vassoura e quando necessário um balde ao invés de deixar a mangueira aberta o tempo todo. Ao lavar o automóvel com mangueira o gasto médio é de 560 litros em 30 minutos.

Nenhum comentário: